EP conta com quatro faixas que abraçam influências do indie ao folk em um atmosfera intimista e sentimental
Foi um desafio para Guilherme Carvalho entender qual era o momento certo para deixar o perfeccionismo de lado e se jogar no universo da música independente. Isso se trata de uma jornada de amadurecimento que se inicia a partir do momento em que seu projeto de estreia, o EP “Músicas em Preto & Branco”, vem ao mundo e assim dá início à sua carreira artística como Guioak.
A ideia do projeto veio como uma forma de celebrar artistas que influenciaram Guioak em sua evolução na música desde que começou a tocar violão aos 15 anos, como John Mayer, Hozier e Terno Rei. O desenvolvimento do projeto se tornou possível graças à sensibilidade singular de Glimpse e Joni (quem dá voz ao hit “Da Funk” do DJ Mochakk) ao entrarem de cabeça no universo de Guioak para produzir com ele esse projeto.
A narrativa do EP começa a ser cantada em “Ontem (A Forma Como Atuei)”. A faixa se originou de um processo que amalgamou sentimentos e reflexões acumuladas durante os últimos anos e que procurou condensar eles em forma de música.
“Ontem” é dedicada a todas as frustrações que surgem quando vírgulas não se transformam em pontos finais. Durante nossa vida, somos tocados por incertezas que nos impedem de estarmos de cabeça no presente. Esses anseios são traduzidos nos versos da música e acolhidos nos acordes sutis de sua harmonia para esboçar uma jornada pela nossa própria mente. O ontem definitivamente não é perfeito, mas ninguém disse que o amanhã é, e agora não tem mais como voltar atrás. As ideias finalmente começaram a sair do papel.
Em contrapartida, “Amanhã (Uma Prece em Meu Olhar)” é sobre levantar a cabeça após uma grande desilusão. Todos passamos por épocas escuras em nossas vidas e a faixa é uma grande celebração ao momento em que elas se vão. Ela surge como uma grande epifania em que diferentes sentimentos se traduziram com fluidez em acordes e melodias. Em um fluxo de consciência, sensações deixaram de apertar o peito e encontraram as cordas do violão.
“Quando finalmente decidimos nos lançar como artistas, podemos às vezes exceder no perfeccionismo enquanto esperamos pelo momento certo. Uma coisa que eu aprendi durante esse processo é que esse ‘momento certo’ não existe, nós é que criamos isso em nossas cabeças”, conta Guioak.
O EP ainda conta com duas músicas inteiramente instrumentais que contribuem com a nossa imersão na atmosfera do projeto, sendo elas uma introdução e um interlúdio. Elas foram construídas com o propósito de ligar as outras duas músicas que possuem letra e dar um formato circular ao projeto como um todo.
Para celebrar a estreia, Guioak disponibilizou uma versão acústica de “Amanhã (Uma Prece em Meu Olhar)”, música que conclui o seu primeiro projeto. No vídeo, o artista procura trazer uma abordagem mais crua à composição em meio a um rústico cenário.
Você pode ouvir o projeto no streaming e conferir o clipe de “Amanhã (Uma Prece em Meu Olhar)” no canal de Guioak no YouTube. Acompanhe também o artista no Instagram em @guioak.mp3.
Por Juan Cuela Melina Tavares Comunicação