No último final de semana chegou ao fim a 74ª Festa do Figo e 29ª Expogoiaba de Valinhos, que aconteceu entre os dias 17 de janeiro e 02 de fevereiro, no Parque Monsenhor Bruno Nardini, em Valinhos, interior do Estado de São Paulo. Além de uma grade de shows repleta de variedade de gêneros, a festa ainda teve uma ampla praça de alimentação, exposição de frutas, atividades culturais, parque de diversão, entre outras atrações.
Durante os três finais de semana da festa, 223 mil pessoas marcaram presença no tradicional evento que traz público de toda a Região Metropolitana de Campinas. Com entrada gratuita todos os dias, o evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Valinhos, e teve a realização, assim como no ano passado, da Organização Estrela, uma das maiores empresas de entretenimento do Estado de São Paulo.
Com quatro palcos simultâneos espalhados pelo parque, vários shows regionais aconteceram todos os dias. Grandes nomes da cena musical brasileira estiveram se apresentando na festa como Sorriso Maroto, Zé Neto & Cristiano, Luan Pereira, Simone Mendes, João Bosco & Vinícius, Turma do Pagode, Os Paralamas do Sucesso, Pablo, Dino Fonseca, entre outros.
“Graças a Deus e o apoio do poder público e dos nossos amigos e patrocinadores conseguimos entregar um grande evento para a população de Valinhos e toda a Região Metropolitana de Campinas com bastante entretenimento e segurança. Um agradecimento especial aos produtores rurais e agricultores que não mediram esforços para fazer o evento acontecer”, comenta Lucas Vilalta, diretor da Organização Estrela.
FESTA
A Festa do Figo é comemorada todos os anos desde 1939. Conhecida nacionalmente como “Capital do Figo Roxo”, Valinhos realiza há décadas a tradicional festa. O evento conta com exposição e venda de frutas, praça de alimentação, shows, e claro, muitas comidas típicas. A festa teve sua primeira edição em 1939 e foi constituída para juntar recursos financeiros para a construção da Igreja Matriz de São Sebastião (padroeiro da cidade). O principal incentivador do festejo foi o então jovem e recém-chegado padre Bruno Nardini.
Uma das criações dele foi o Festival da Colheita, para a população comprar muitas frutas, entre elas o figo roxo. A fruta que dá o nome à festa veio através de um imigrante italiano chamado Lino Busatto. Ele chegou em Valinhos e implantou, na década de 1910, a criação do figo roxo. Na mesma época foi iniciada a produção da fruta em larga escala por diversos produtores da região.
ESTRATEGIC ASSESSORIA E COMUNICAÇÃO
Assessor de Imprensa – Diego Vivan
diego.vivan@gmail.com